Publicidade

Publicidade
ÚLTIMA HORA

Linha de estabilidade traz chuva e rajadas de vento de 47 km/h para Fortaleza neste domingo

Foto: Gustavo Pelizzon
Fortaleza e a Região Metropolitana registraram, na manhã deste domingo (26/01), uma forte e repentina chuva com fortes ventos. O fenômeno, observado por meio dos radares de monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foi causado por uma área de instabilidade próxima do litoral. Os ventos chegaram a 47 km/h, de acordo com o órgão. A informação é do jornal Diário do Nordeste.

As rajadas de ventos estão ligadas às chuvas que aparecem nas imagens de satélite como uma espécie de rodo que traz as precipitações. “O aumento repentino da velocidade dos ventos vem junto com as linhas de estabilidade, um sistema meteorológico que se forma localmente, que traz uma chuva um pouco mais forte, mas pontual”, informou a Funceme.

A rajadas de vento cauram quedas de árvores por toda a cidade. Também houve queda de energia em bairros da Capital, como Benfica, Parqurelândia e Rodolfo Teófilo.

Ainda segundo a Funceme, as rajadas estão associadas à chuva forte e passageira, muitas vezes "provenientes da atuação de nuvens do tipo Cumulunimbus".

"Esses fenômenos também são conhecidos como frentes de rajadas, por virem à frente da tempestade. De fato, existe um grande sistema passando no oceano Atlântico, ao norte da Capital", explicou a assessoria do órgão.

Contribuíram para o fenômeno o calor e alta umidade dos últimos dias, que causaram uma instabilidade atmosférica deste sistema atmosférico e proporcionaram as fortes rajadas na próximo ao litoral.

Previsão do tempo

O esperado para a segunda-feira (27) é um predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, na Serra da Ibiapaba, localizada no noroeste do Estado, e no Maciço de Baturité, que fica no sertão central. Também há previsão de eventos de chuvas para a região centro-sul.

  • Blogger Comments
  • Facebook Comments
Item Reviewed: Linha de estabilidade traz chuva e rajadas de vento de 47 km/h para Fortaleza neste domingo Rating: 5 Reviewed By: SOBRAL EM FOCO