Publicidade

Publicidade
ÚLTIMA HORA

Bolsonaro diz que 'jamais' intercederia junto a Trump por brasileiros deportados

Fotos: Alan Santos/PR
O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste domingo (26/01), após participar como convidado de honra das comemorações do Dia da República da Índia, em Nova Déli, que "jamais" pediria ao presidente dos EUA, Donald Trump, para dar tratamento diferenciado a brasileiros deportados por terem entrado ilegalmente no país. A informação é do G1.

Neste sábado (25), um avião norte-americano que partiu do Texas com pelo menos 50 brasileiros deportados a bordo chegou a Belo Horizonte. Em outubro do ano passado, outro avião proveniente dos Estados Unidos trouxe 70 deportados.

Em entrevista em Nova Déli, Bolsonaro foi questionado se poderia aproveitar o relacionamento com Trump para evitar que brasileiros deportassem voltassem algemados.

"Como é a lei americana? Qual o tratamento que a lei americana dá para quem está lá ilegalmente? Não é esse? Nós temos de respeitar a lei americana", disse.

Por isso, segundo afirmou, não intercederia junto a Trump em casos como esses.

"Jamais pediria. Você acha que eu vou pedir para ele descumprir a lei dele? Tenha a santa paciência.A lei americana diz isso. É só você não ir para os Estados Unidos de forma ilegal", declarou.

Mais cedo, ao responder sobre eventual uso de algemas em deportados, Bolsonaro havia dito que o governo brasileiro não utilizaria esse expediente. Mas ressalvou que as leis de outro país têm de ser respeitadas. "Obviamente, não faríamos isso com ninguém".

No sábado, o presidente já havia afirmado que a deportação é um "direito" dos Estados Unidos.

Antes da entrevista, Bolsonaro participou como convidado de honra, ao lado do primeiro-ministro Narendra Modi, do desfile militar em comemoração ao 71º aniversário do Dia da República da Índia. Anualmente, um chefe de Estado é convidado.

Bolsonaro tem previsão de iniciar a viagem de retorno ao Brasil nesta segunda-feira (27), depois de participar de um café da manhã com empresários indianos e da abertura do seminário empresarial Brasil-Índia.
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments
Item Reviewed: Bolsonaro diz que 'jamais' intercederia junto a Trump por brasileiros deportados Rating: 5 Reviewed By: SOBRAL EM FOCO