Publicidade

Publicidade
ÚLTIMA HORA

Solidariedade | Jogadores e humoristas financiam cirurgias de criança com paralisia cerebral, no Ceará

Foto: Helene Santos/SVM
A história de Gabriel e Sâmila Cavalcante é escrita a muitas mãos. Residentes no Bairro Demócrito Rocha, em Fortaleza, mãe e filho superam limitações de saúde por meio da solidariedade. Atualmente com 17 anos, Gabriel convive com a paralisia cerebral desde os primeiros dias de vida, em decorrência de uma bactéria, que impossibilitou visão, fala e movimentos.

O que poderia ser empecilho para uma existência plena de alegria e dignidade logo transformou-se em ferramenta para a criação de uma rede de apoiadores da causa do jovem.

No Instagram, o perfil de Gabriel contabiliza mais de 28 mil seguidores; no Facebook, são 115 mil usuários acompanhando a realidade da família, formada também por Rafael e Melissa, outros filhos de Sâmila. Um único vídeo postado em 13 de setembro mostrando Gabriel reconhecendo a presença da mãe sem ela falar foi visto por oito milhões de pessoas.

Toda essa movimentação inspirou a mãe a escrever e publicar a obra “Em vez de chorar, decidi sorrir - O Livro de Gabriel”, em que narra os desafios e conquistas diários na trajetória dela e do filho. Nas páginas, entram em cena o apoio de artistas, humoristas, gestores, times de futebol e grande fartura de agremiações e sujeitos anônimos que vão, pouco a pouco, reforçando cuidados, alargando o alcance do amor, por meio de várias campanhas visando otimizar tratamentos e intervenções cirúrgicas, até em outro país.

Personagens marcantes da cultura humorística cearense, como Zé Modesto, estiveram à frente da Campanha “Gabriel na Alemanha”, por exemplo, a fim de levar o jovem à Europa para realizar cirurgia. À época, um show de humor reunindo vários artistas lotou uma casa de espetáculos em Fortaleza. Por sua vez, o time do Ceará foi outro que chegou junto e doou o valor necessário para Gabriel ir à Espanha realizar outro procedimento.

Lutar por cada batalha

Além de todos os êxitos alcançados por meio de outras pessoas, Sâmila não deixa de contar no livro episódios tristes da vida de Gabriel. Ela recorda, por exemplo, do momento em que uma médica falou “enterre o filho que você sonhou e aprenda a conviver com esse”; ou de quando uma babá o espancou. “Não convém minimamente citar o nome dessas pessoas porque são irrelevantes. Prefiro dar importância a quem nos ajudou a crescer”, acredita.

“Por isso que um dos meus maiores desejos, neste momento, é que o livro alcance mais pessoas, a fim de que muitos conheçam como é possível, a partir de uma perspectiva esperançosa sobre a vida, driblar barreiras”, torce Sâmila, mencionando ainda a necessidade constante de apoio para comprar fraldas descartáveis, leite, remédios controlados, entre outros produtos de modo a garantir o bem-estar do filho.

“De pouquinho em pouquinho, algo vai se tornando muito, gigante, capaz de transformar a vida de uma pessoa. É isso, a solidariedade modifica histórias – não só a minha, mas de várias outras pessoas que continuam a acreditar no abraçar de causas tão importantes como a nossa. Doar-se, enfim, é movimento de amor”, conclui.

G1/CE


  • Blogger Comments
  • Facebook Comments
Item Reviewed: Solidariedade | Jogadores e humoristas financiam cirurgias de criança com paralisia cerebral, no Ceará Rating: 5 Reviewed By: SOBRAL EM FOCO