Publicidade

Publicidade
ÚLTIMA HORA

Inaugurada em Sobral a primeira Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do Estado do Ceará

Divulgação/PMS

A inauguração aconteceu neste sábado (14/12) e contou com as presenças do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), do prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), e de prefeitos dos municípios que integram o Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral.

Construída com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Governo do Estado de Ceará, na ordem de R$ 40 milhões, o equipamento irá receber o lixo de 17 municípios da Região Norte do Estado, pondo fim aos famigerados lixões, que provocam prejuízos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

Um dos objetivos da CTR é estimular o desenvolvimento sustentável por meio da reciclagem: quanto mais se recicla no município, menos lixo vai para a Central. Os custos dos municípios são proporcionais à quantidade de lixo enviado. 

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, destacou a importância do Governo do Ceará para que a CTR virasse realidade e destacou a magnitude do sistema. “A obra da Central de Tratamento de Resíduos não é uma obra isolada, ela faz parte de um sistema complexo. Cada um dos municípios que compõem esse consórcio teve construído em cada um deles uma Central Municipal de Reciclagem.”

Por seu o maior município dentre todos os que integram o consórcio, Sobral recebeu três Centrais de Tratamento de Resíduos, além de uma Estação de Transbordo, equipamento que foi construído em outros cinco municípios, levando-se em conta a posição geográfica em relação a Sobral, sede a CTR.

Em cada município, o lixo passará por uma triagem nas Centrais Municipais de Tratamento. Em seguida, o refugo será encaminhado para a Estação de Transbordo mais próximo, para ser transportado até a CTR.

Conforme o presidente do Consórcio e prefeito do município de Forquilha, Gerlásio Loiola, a previsão para que a CTR passe a operar efetivamente é o início do mês de março de 2020. “Para isso o Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos já lançou a licitação para selecionar a empresa que será responsável pela operação desse sistema”, explicou. 

"Essa é uma obra que não tem muita visibilidade para a população. Ela fica um pouco distante da cidade, poucas pessoas vêm aqui, mas a gente sabe a importância do impacto que essa obra tem, o que ela significa para o meio ambiente e para as pessoas", disse o governador Camilo Santana. "Essa é uma obra coletiva, pois sabemos dos problemas que cada município tem com seu lixão".

Fazem parte do Consórcio para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral as cidades de Sobral, Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá e Varjota.

  • Blogger Comments
  • Facebook Comments
Item Reviewed: Inaugurada em Sobral a primeira Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do Estado do Ceará Rating: 5 Reviewed By: SOBRAL EM FOCO