Publicidade

Publicidade
ÚLTIMA HORA

Nova Lei de Resíduos Sólidos prevê multa para quem descumprir normas de coleta de lixo


Na primeira semana do mês de março entrará em vigor em Sobral a nova Lei de Resíduos Sólidos. A criação da Lei, que é uma determinação da política nacional de resíduos sólidos, inclui várias obrigações na forma como pessoas e empresas devem tratar os seus resíduos.  

A legislação estabelece que a Prefeitura fará a coleta nas residências nos dias e horários previstos no calendário regular, amplamente divulgado pelo poder público municipal. Quem colocar os resíduos fora do horário ou em locais inapropriados poderá ser autuado e estará passível de multa que varia de 30 a 50 Ufirces. Caso haja reincidência o valor da multa pode dobrar. No caso das empresas consideradas grandes geradoras, a multa sobe para 100 a 300 Ufirces, também com aumento no caso de reincidências. 

De acordo com Alex Melo, coordenador de vistoria e fiscalização da Prefeitura, o hábito de descartar o lixo na rua precisa ser mudado. "A coleta de lixo é sistemática e a população precisa contribuir, descartando os seus resíduos no horário mais próximo em que o carro do lixo vai passar", disse o coordenador, lembrando que isso evita que animais revirem o lixo, fazendo com que a coleta seja mais demorada. Ele lembra que a ausência do cumprimento dessas regras poderá causar algum tipo de sanção. "Ou seja, se o lixo não for colocado  próximo ao horário de coleta, o infringente poderá sofrer multa", destacou Alex Melo.  

Ele enfatizou ainda que o local de armazenar o lixo não é no terreno do vizinho, nem na porta de outras casas e, muito menos, no canteiro central. O lixo precisa ser colocado na porta  de casa e próximo ao horário da coleta. "A fiscalização estará atuando para coibir essa prática, mas a Prefeitura espera que a população contribua para evitar receber multas, notificações etc", disse.  

No caso de resíduos originários de pequenas reformas (o chamado entulho), a Prefeitura não fará o recolhimento. A pessoa que estiver fazendo reforma ou construção, deverá contratar o serviço dos chamados caçambeiros (credenciado a fazer o recolhimento e dar o destino final). 

A Prefeitura informa que também está sendo regulamentado por decreto a nova forma com que o poder público irá tratar o Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (RCC), além dos resíduos de poda urbana e os produzidos em condomínios fechados.
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments
Item Reviewed: Nova Lei de Resíduos Sólidos prevê multa para quem descumprir normas de coleta de lixo Rating: 5 Reviewed By: SOBRAL EM FOCO