Publicidade

Publicidade
ÚLTIMA HORA

Prefeitura realiza ações da Campanha de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde, realizou, entre os dias 16 e 17 de maio, na Escola Netinha Castelo, ações da V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose. A ação tem como público-alvo alunos de 5 a 14 anos de idade, matriculados no Ensino Fundamental. A campanha, realizada pela Secretaria da Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, será desenvolvida, até dia 30 de junho, em 31 unidades escolares do município, onde mais de 22 mil alunos deverão participar.

Além de informar os estudantes sobre os sinais e sintomas das doenças, facilitando o diagnóstico precoce, a campanha tem como objetivo fazer uma busca ativa de novos casos, com exames (parasitológico de fezes, nas suspeitas de esquistossomose) para detecção e tratamento, que podem ocorrer de forma particular ou coletiva. Em alguns casos, é indicado a avaliação das pessoas próximas aos estudantes.

O estudante Amoha Maia falou sobre a importância da realização dessas palestras na escola. “Acho importante esse tipo de roda de conversa porque tem muita gente que pode ter os sintomas dessas doenças e não saber o que é, muitas vezes achamos que pode ser só uma mancha besta ou uma vermelhidão nos olhos e se investigar pode ser algo mais sério”, disse, falando ainda sobre o material de apoio distribuído pela Secretaria da Saúde. “O material gráfico junto com a palestra foi muito importante, pois sempre que ia até a unidade de saúde olhava o cartaz, mas não entendia muito o que estava escrito, essas palestras com auxílio de imagens foram esclarecedoras”, finalizou.

Doenças que fazem parte da busca ativa da campanha:

Hanseníase: Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos. Independe de sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.

Verminoses: Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode influenciar negativamente na aprendizagem e retardar o crescimento.

Tracoma: Doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada, pode causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments
Item Reviewed: Prefeitura realiza ações da Campanha de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose Rating: 5 Reviewed By: SOBRAL EM FOCO