Publicidade

Publicidade
ÚLTIMA HORA

CHUVAS DE JANEIRO DE 2017 FICAM 25% ABAIXO DA MÉDIA, DIZ FUNCEME

Açude Aires de Sousa em Sobral está com 11,07 da capacidade (Foto: Reprodução)
As chuvas no mês de janeiro de 2017 ficaram 25% abaixo da média histórica, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo com a chefe do núcleo de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, apesar das boas chuvas em janeiro deste ano, o volume foi menor na comparação com o ano passado, que teve o dobro das precipitações esperadas.
"São números preliminares ainda, mas mostram que janeiro deste ano não foi tão bom assim em relação ao do ano passado”, afirmou.
A meteorologista aponta que as chuvas que ocorreram não "abraçaram" o estado de forma homogênea. Enquanto regiões receberam boas chuvas e continuam recebendo, outras ainda sofrem com poucas precipitações.

“Nós temos observado nos últimos dias que as chuvas ocorreram em algumas regiões preferenciais. Tanto que olhando para janeiro, por região, nós observamos regiões que ficaram melhor no ponto de vista de chuvas foi o litoral norte - continua chovendo por lá. Na Região do Cariri, embora com desvio negativo de cerca de 7,5% abaixo da média, ainda é bastante bom para a região porque é o período de início de chuvas. E as áreas que receberam menos chuvas continuam sendo prejudicadas pelos próximos dias. A Região Jaguaribana foi a que sofreu mais. Em janeiro ficaram 60% abaixo da média”, indicou.

Sobre a previsão para os próximos meses, Meiry Sakamoto reiterou a tendência de de que as chuvas fiquem em torno da média.

“A previsão que a Funceme divulgou para o período de fevereiro a abril mostra a maior tendência de que o acumulado fique em torno da média. Claro que isso não é muito, o suficiente resolver todos os problemas do setor hídrico, mas garante uma chance de ter chuvas que possam aliviar um pouquinho esta estiagem que nós enfrentamos há cinco anos”.
g1/ce
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments
Item Reviewed: CHUVAS DE JANEIRO DE 2017 FICAM 25% ABAIXO DA MÉDIA, DIZ FUNCEME Rating: 5 Reviewed By: SOBRAL EM FOCO