Publicidade

Publicidade
ÚLTIMA HORA

CRISE HÍDRICA: SOBRAL E GOVERNO DO ESTADO TRABALHARÃO JUNTOS PARA EVITAR COLAPSO NO ABASTECIMENTO

O município de Sobral discute com o governo do Estado soluções para a crise hídrica que atinge o município. Os dois principais açudes que abastecem a cidade, Ayres de Sousa e Taquara, estão com volume de armazenamento reduzido, 10,78% e 8,84% da capacidade, respectivamente.
Mesmo com o prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontando para uma quadra chuvosa dentro da média histórica, superando o volume dos últimos cinco anos, a situação ainda é de alerta, como explica Bruno Rebouças, técnico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh).
"Se não houver um bom inverno, esses reservatórios poderão chegar ao volume morto, no máximo, em outubro".
O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, reuniu-se, na última quinta-feira (19), com técnicos da Secretaria Estadual dos Recursos Hídricos (SRH), da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) para discutir medidas de enfrentamento à crise.
"A situação hídrica de Sobral não é diferente do resto do Ceará e é muito crítica. Os dados da Cogerh me assombram muito. Por isso, a questão da economia de água não pode ser apenas discurso. Temos que praticá-la diariamente", disse o Prefeito.
Ações de substituição de tubulações e instalação de registros em pontos da cidade para controlar a pressão da água, combatendo vazamentos na rede, por exemplo, estarão presentes em um plano de contingenciamento de situação crítica de escassez hídrica que será elaborado pela Prefeitura até fevereiro.


  • Blogger Comments
  • Facebook Comments
Item Reviewed: CRISE HÍDRICA: SOBRAL E GOVERNO DO ESTADO TRABALHARÃO JUNTOS PARA EVITAR COLAPSO NO ABASTECIMENTO Rating: 5 Reviewed By: SOBRAL EM FOCO