Publicidade

Publicidade
ÚLTIMA HORA

CEARÁ BATE NOVO RECORDE DO Nº DE TRANSPLANTE, DIZ SECRETARIA DA SAÚDE

Transplante mais comum no Ceará em 2016 foi o de tecidos(Foto: Joab Ferreira/Ascom HRBA/Divulgação)
O Ceará bateu um novo recorde do número de transplantes realizados no período de um ano: em 2016, foram 1.866 transplantes realizados no estado, superando o recorde do ano anterior, 1.433. Com os procedimentos, o Ceará zerou a fila por transplante de córnea, segundo o Ministério da Saúde. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (30) pela Secretaria da Saúde do Ceará.
O transplante mais comum no estado foi o de tecidos, com 1.260 procedimentos. Também foram feitos 257 de rim, 195 de fígado, 32 de coração, seis de pulmão, 97 de medula óssea e 19 de esclera.
"É importante destacar que o transplante é a mais refinada das estruturas, envolvendo a mais complexa das atenções. Levando em consideração toda essa gama que se tem por trás, bater o recorde de transplantes significa que a nossa rede é antes de tudo muito qualificada. Temos bons profissionais, temos capacidade técnica, equipamentos, infraestrutura e temos também apoio para que isso possa acontecer", avalia o secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi. 
Em relação às cirurgias, o número de procedimentos cresceu 7,4% em 2016 em relação ao ano anterior. Foram efetuados 55.903 procedimentos, 3.873 a mais que em 2015.

g1.com.br/ce
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments
Item Reviewed: CEARÁ BATE NOVO RECORDE DO Nº DE TRANSPLANTE, DIZ SECRETARIA DA SAÚDE Rating: 5 Reviewed By: SOBRAL EM FOCO